A importância da tecnologia no agronegócio
A tecnologia é a grande aliada da produtividade para o agronegócio ter um ótimo desempenho.
Quando falamos de tecnologia no agronegócio a primeira coisa que nos vem em mente são as máquinas e equipamentos, não?!
Pois bem, são eles os responsáveis por facilitar a execução de tarefas, desde as mais simples até as mais complicadas.
E o resultado dessa grande ajuda tecnológica é o aumento da produtividade, qualidade e rapidez.
E além de tudo isso, ainda reduz de uma maneira significativa o consumo de recursos de água, energia e combustível.
Outro benefício da tecnologia é o fato de motivar os produtores rurais a investirem cada vez mais em produtos diferentes, outras apostas de serviços e máquinas agrícolas.
Pois dessa forma contribuem também para o aumento da produção e melhoria na renda e qualidade de vida dos agricultores, atraindo para o agronegócio novos investidores.
Não é de hoje que a tecnologia é aliada do agronegócio.
E um bom exemplo disso é o que aconteceu em 1990, quando a agricultura brasileira começou a investir pesado nessa nova área, com a implantação das tecnologias de última geração utilizadas em maquinários para plantação e colheita.
Nessa época, tratores, colheitadeiras e semeadoras já eram usadas com aparelhos GPS (Global Positrioning System) e permitiam que os agricultores tivessem um aumento na produção e com isso uma redução considerável de desperdícios de sementes.
E não podemos negar que dos anos 90 pra cá as inovações e tecnologias ficaram ainda mais precisas e inteligentes.
O uso da tecnologia no agronegócio já é uma realidade. E de acordo com um recente levantamento da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP), 67% das propriedades agrícolas no país já estão usando algum tipo de inovação tecnológica, dentro ou fora do campo.
A utilização de drones no cultivo é outra ferramenta tecnológica que vem ganhando muito espaço na agricultura e na pecuária.
O por ser de um equipamento versátil, pode desempenhar diferentes funções em fazendas e no campo de um modo geral, esse é um investimento alto no valor, porém seu retorno é certo e rápido.
Os softwares acoplados aos drones são capazes de registrar imagens em tempo real, identificar problemas, além de oferecer informações claras sobre de falhas no plantio, trechos com excesso ou falta de água, pragas, e muitas outras informações que facilitam e agilizam todo esse processo.
E com isso, a tecnologia no agronegócio traz mais eficiência e precisão com o trabalho no campo, diminuindo assim, as perdas, nos produtos e lucros.
Os agricultores podem e devem ter acesso a soluções avançadas por meio de software, por exemplo, de controle das máquinas com ajuda sistemas de mapeamento da colheita e gestão de toda a cadeia produtiva.
O não ficaremos apenas nesses avanços não, essa é uma área altamente promissora e que promete facilitar cada vez mais a vida e trabalho de todos que dedicam seus esforços no agronegócio.
Se você gostou desse conteúdo não deixe de compartilhar com seus colegas de profissão.