As ferramentas essenciais para o setor agrícola

Gostou do post? Compartilhe em suas redes sociais!

As máquinas e ferramentas agrícolas são usadas tanto na agricultura familiar, quanto na agricultura de larga escala. Essas ferramentas podem auxiliar na plantação, cultivo e manejo de culturas alimentícias. Elas podem ser desde milho, soja, hortaliças, entre outras.

Entre as ferramentas agrícolas, existem as ferramentas elétricas que são usadas a partir da energia elétrica, as ferramentas de bateria que funcionam a partir de uma bateria no acessório, ou as ferramentas manuais precisam da força humana para funcionar, como alicates e martelos.

Independente de qual tipo de ferramenta você utiliza no seu sítio ou fazenda, nós vamos te mostrar quais são as máquinas e ferramentas essenciais para o setor agrícola, acompanhe:

Aspirador e soprador

Máquina essencial para remoção e recolhimento de folhas, remoção de restos de grama, limpeza de estacionamentos, limpeza de equipamentos de construção, limpeza de equipamentos agrícolas e unidades de armazenagem.

Ajuda também na secagem de pavimentos, limpeza calhas de chuva, limpeza de escadarias, entre outros.

Soprador, Aspirador e Triturador de Folhas, possui chave de segurança, sistema de retenção de cabo elétrico com 2 empunhaduras, proporcionando maior conforto na operação.

A máquina também possui um botão seletor de pressão, além de contar com um triturador super resistente (sistema Vortex patente B&D): Tritura e armazena as folhas, que podem ser utilizadas como adubo.

Ele é ideal para limpeza de gramado, calçadas entre outros. Pode ser utilizado para secar os veículos e implementos agrícolas após a lavagem (através da função Soprador).

Aspira folhas, gravetos, pinhas e outros. E consegue transformar o volume de 10 sacos de folhas não trituradas em apenas 1 saco de folhas trituradas.

Cortador de grama

O cortador de grama é leve e fácil de utilizar. Normalmente tem uma capacidade de corte de 30cm de largura para pequenos e médios jardins ou hortas. Ele também possui um ajuste de altura para maior rapidez e facilidade no uso.

Seu saco coletor com capacidade de 35l fácil de esvaziar e colocar, e também possui um sistema de freio automático da lâmina que oferece maior segurança ao trabalhador.

Aparador de cerca viva

O aparador de cerca viva têm a função de proteger e delimitar espaços. Precisam estar sempre aparadas e bem cuidadas para cumprir a sua função. Para essa tarefa, conte com os aparadores de cerca viva.

A ferramenta elétrica possui lâmina de aço com dupla ação de corte, trava de acionamento, para deixar o trabalho mais preciso e uma guarda de proteção transparente.

Você pode utilizar para cortes de folhagens e pequenos gravetos.

Aparador de grama

O aparador de grama tem praticamente as mesmas funções do aparador de cerca viva, apenas com o formato de corte diferenciado.

Ele é um item será indispensável para a manutenção de uma fazenda, sítio ou chácara. Com alimentação automática de linha de nylon e carenagem de proteção, o aparador permite o corte da grama com maior facilidade e precisão.

Ele possui um exclusivo sistema de giro do cabeçote para aparar cantos, uma empunhadura auxiliar ajustável e uma manopla com gatilho especial de formato anatômico para maior conforto ao usuário.

Com essa ferramenta você terá uma carenagem de proteção eficiente e durável.

Facão

O facão é uma ferramenta de desbaste e cortes pequenos. Não serve nem deve ser usada para cortar árvores ou cortar lenha.

Porém apesar de ser uma ferramenta essencial para o setor agrícola, é necessário estar atento aos trabalhos que exigem um equipamento de maior precisão e eficácia para ser realizado.

Chibanca 

A chibanca é uma ferramenta para cavar buracos, parecida com a pá de corte, porém mais curta e mais estreita, também parecendo-se com a lâmina de uma picareta com um cabo reto na vertical com a pá.

Ela é produzida com aço forjada e cabo de madeira.

Ela é utilizada, especialmente, na agricultura em regiões específicas onde a pá larga é utilizada na capina e revolvimento do solo. E o machadinho para cortar galhos e raízes.

Picareta ponta pá 

A ferramenta consiste em uma peça de ferro com duas pontas aguçadas, que se prende a um cabo de madeira e serve para escavar a terra, arrancar pedras etc.

É ideal para trabalhos em terrenos duros.

Enxadão largo

Os enxadões são fabricados em aço de alto teor de carbono (maior resistência mecânica). São usados na agricultura, jardinagem e construção.

Utilizada em diversas etapas da construção, para cavar e preparar concreto. Oferece leveza, agilidade, alto rendimento, grande durabilidade, resistência ao desgaste e a ruptura.

Ancinho metálico

Ferramenta agrícola constituída por uma travessa dentada (de madeira ou de ferro) presa a um longo cabo, própria para arrastar e juntar palha, feno.

Também utilizada em hortas e jardins para preparar a terra para o plantio. São disponíveis versões com 12 ou 14 dentes.

O ancinho serve para recolher detritos e dar o acabamento da superfície do terreno.

Cavadeira articulada

A cavadeira articulada é uma peça de ferro, com gume, presa ou não à extremidade de um cabo de madeira, formando um instrumento que serve para cavar ou semear a terra.

Ferramenta essencial para abertura de buracos em solo de terra, saibro ou areia. Batente especial evita o choque entre as mãos do usuário. Para fazer buracos para instalar postes, palanques, etc. 

Foice roçadeira pastoril

A foice é uma antiga ferramenta agrícola, que tem a característica peculiar curvilínea. É um importante instrumento de manuseio nas atividades de agricultura, principalmente para a colheita de cereais.

Utilizada para colheita de trigo, soja, arroz e pasto. Também pode ser utilizada para cortar folhas ou partes das plantas que exigem certo cuidado.

Roçadeira

Serve para aparar a grama ou fazer o corte de pequenos troncos. Estão disponíveis no mercado alguns tipos de roçadeiras, a roçadeira manual, elétrica, além daquelas que são acopladas em tratores ou usadas a partir da gasolina.

Dobradiça para porteira

Não basta ter todas as máquinas e todas as ferramentas para facilitar um trabalho agrícola, se você não possui um lugar de armazenamento de segurança. Por isso é importante usar uma ferramenta resistente, como a dobradiça.

As dobradiças são peças mecânicas de articulação e sustentação. No setor agrícola são largamente usadas para portões e porteiras.

Tesoura de poda

Para fazendas ou sítios que contam com uma demanda menor de produção, normalmente ainda é preciso de trabalhos manuais, como a poda. Portanto esse tipo de tesoura é um item essencial para a colheita de frutas, verduras, vegetais, brotos e flores.

Ela facilita o processo manual de colheita, além de contar com trava de segurança, para não colocar em risco o trabalhador.

Esperamos que tenha gostado, e até a próxima!

Posts Relacionados