Rolo de pintura: Aprenda a usar corretamente

Gostou do post? Compartilhe em suas redes sociais!

Ideias repentinas de mudar o visual da sua casa ou estabelecimento são bem comuns.

Porém essa vontade é barrada muitas vezes pelo medo de assumir um trabalho, no caso de um pintor, sem nenhuma instrução, principalmente  no uso de um rolo de pintura.

Pensando nisso preparamos um post para resolver algumas dessas possíveis dúvidas sobre o instrumento de uso (rolo) e algumas outras dicas para facilitar o trabalho de pintura.

E para começar vamos te falar quais são tipos de rolos de pintura, para quando são indicados e algumas especialidades.

Rolo de lã natural

Esse tipo de rolo é fabricado com lã de carneiro, e é recomendado para aplicação de tintas à base d’água (látex, PVA e acrílicas). Ele conta com uma grande diversidade de tamanho dos pelos.

São recomendados para as superfícies mais rugosas aos rolos com pelos mais altos, que retêm mais tinta e permitem maior facilidade na hora de espalhá-la. 

Já os rolos com pelos menores são mais leves e ideais para os acabamentos, já que uma das vantagens para esse caso é que não respinga.

Rolo de lã mista

O rolo de lã mista é feito com 50% de lã de carneiro e 50% de fibra de poliéster, ideais para a aplicação de tintas à base de d’água.

Rolo de lã especial

Para aplicação de tintas à base d’água, esmaltes sintéticos, óleos e vernizes, o mais recomendado é o uso do rolo de lã especial já que foi desenvolvido especialmente para esses casos.

Rolo de espuma ou poliéster

Esse tipo de rolo de pintura tem uma densidade maior e uma estrutura celular mais fina, ou seja, ele retém mais tinta e, por esse motivo, disponibiliza um melhor alastramento com qualquer tipo de tinta acrílica ou sintética. 

Sendo assim mais indicados apenas para superfícies lisas.

Limpeza  da parede

Além disso é recomendado também que ela seja lixada e limpa, se possível, com um pano umedecido, para que dessa forma o fique completamente uniforme.

Devem ser limpas com uma escova de cerdas macias ou pano umedecido as paredes com textura, para que não sobre nenhum resto de sujeiras.

Preparação do rolo

Se você for utilizar a tinta à base d’água, o rolo de pintura deve ser molhado com água também.

Entretanto se a tinta for à base de solventes, o rolo deve ser umedecido com um solvente, como aguarrás. Isso é recomendado pois fará com que o rolo não solte nenhum pelo e absorva melhor a tinta. 

Para rolos novos, é indicado colar em volta de sua superfície um pedaço de fita adesiva para que no momento da retirada leve junto todos os pelos soltos e impurezas que possam estar no rolo.

Melhores dicas de pintura para iniciantes

  1. A primeira demão deve ser aplicada na vertical, começando do meio para os cantos. Dessa forma, os pincéis estarão mais secos e não haverá respingos nem acúmulo de tinta no rodapé;
  2. Pinte primeiro os cantos da parede com o pincel. Esses áreas requerem apenas uma demão e a cor ficará uniforme a partir de duas ou três demãos aplicadas no restante da superfície;
  3. A segunda demão deve ser aplicada na horizontal, também começando pelo meio;
    geralmente, na lata da tinta vem a recomendação do fabricante de quanto tempo deve ser esperado entre uma demão e outra, mas a média é de duas a quatro horas, dependendo do clima.
  4. Cubra os rodapés com fita adesiva para que eles também não fiquem manchados;
  5. Na hora de pintar o teto, passe o rolo na direção contrária às portas e janelas, para evitar que sejam atingidas por respingos;
  6. Utilize apenas rolos, tintas e pincéis de qualidade, para não comprometer o resultado final do trabalho.
  7. Claro que se a pintura for em um espaço mais complexo a ajuda de um profissional será de extrema importância. Além também de verificar a qualidade de qualquer material necessário para executar o trabalho.

Esse post te ajudou de alguma maneira? Então não deixe de compartilhar com seus amigos!
Fonte: Chatuba

Posts Relacionados