Como evitar erros no assentamento do revestimento

Gostou do post? Compartilhe em suas redes sociais!

Preparamos mais um post para todos os que estão se aventurando em um novo mundo, o dos acabamentos, seja profissionalmente ou como hobby.

E o tema que abordaremos é o do revestimento, e ele merece toda atenção e cuidado para se trabalhar, por se tratar de peças frágeis, que podem causar rachaduras caso o assentamento não seja feito corretamente.

Por esse motivo, apesar do post ser direcionado também para quem está começando, é necessário que já exista um conhecimento sobre o assunto, como um curso profissionalizante ou algo do tipo.

E antes de colocarmos a mão na massa, vamos falar sobre os processos que antecedem, a escolha dos materiais. Se você tiver alguma dúvida sobre escolha de marcas, tipos ou tamanhos, procure ajuda de algum especialista na loja de preferência.

Tendo todos os materiais e equipamentos à mão, vamos ao foco do post, te ajudar a evitar erros no assentamento do revestimento. Acompanhe:

Erro 1: Placas

O primeiro momento onde é possível evitar erros é verificar se as placas que serão usadas são planas e uniformes. Caso encontre algo anormal já descarte para não ter problema no design. 

Se a construção ou reforma for no banheiro, o processo de impermeabilização dos revestimentos ajudará que as placas de desprendem e prejudique outros ambientes.

Erro 2: Nivelamento do contrapiso

Outro erro que muitas pessoas cometem ao assentar o revestimento, é não observar se o contrapiso está devidamente nivelado.

E isso é de extrema importância pois é nesse momento que você consegue evitar que após o término da obra sejam criadas rachaduras, trincas, ocos ou deixar placas soltas.

Preste bastante atenção e evite o retrabalho! 

Erro 3: Espaçamento das placas

Voltamos a falar das placas, porém dessa vez já na fase de assentamento, o espaçamento entre elas.

Principalmente para quem está no primeiro projeto, esse momento merece muita atenção da sua parte, deixe as placas bastante uniformes e sem muitos espaços entre as peças. 

Esse erro compromete todo o design/visual do assentamento e do resultado final.

Então para que isso não aconteça use espaçadores, geralmente são encontrados em formato de cruz, essa é a chave para deixar tudo em um único padrão.

Erro 4: Peças desniveladas

E o quarto erro para destacarmos é a respeito do desnivelamento das peças, já que uma superfície sem padrão deixará o piso com um péssimo visual e prejudicando toda ambientação do espaço.

Para que isso não aconteça no seu projeto, certifique se não tem nenhuma placa fora da área de aplicação do revestimento.

Uma prática bastante comum é passar um cartão nas juntas, caso no processo o cartão enroscar, é porque as peças não estão niveladas.

Erro 5: Proteção

Para finalizar, sempre proteja muito bem a superfície por pelo menos 24 horas para que o seu trabalho não seja prejudicado.

Dessa maneira você terá um assentamento de revestimento impecável e não precisará se preocupar com retrabalhos e nenhum outro dano. 

E aí, tem alguma outra dica para os iniciantes? Deixe aqui nos comentários e siga a Fixpar nas redes sociais para não perder nenhuma dica.

Posts Relacionados

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *