Como aumentar o engajamento de funcionários em uma marcenaria

Gostou do post? Compartilhe em suas redes sociais!

Hoje vamos falar sobre a importância do treinamento coletivo de equipes para conquistar funcionários engajados. 

E o resultado disso é uma equipe de alto desempenho, que trabalha unida e considera as conquistas e fracassos como algo da responsabilidade de todos.

Vamos dar um exemplo, para que essa situação fique melhor explicada: em uma marcenaria, não é porque o marceneiro criou o móvel sob medida perfeitamente montado para ser deixado na casa do cliente, que o mérito pelo belo trabalho deva ser exclusivamente dele. 

Esse reconhecimento vale para toda a equipe, que passa pelo projetista, mão de obra, embalador, entregador, e até por quem cobrou o cliente.

Um grupo, diferente de uma equipe, tem senso de colaboração e tem a base de desenvolvimento adequado e contínuo para se tornar uma equipe de alto desempenho.

E a chave para chegar nisso é respeitar a importância do papel de cada integrante da equipe, independente do status atribuído ao cargo. 

E do outro lado, os gerentes/líderes precisam promover a união de seus funcionários, ainda que existam dificuldades e pressões a respeito de qualidade, prazo e entrega.

É necessário estimular os profissionais a se ajudarem para resolverem os problemas que se apresentam, proporcionando uma dinâmica estimulante para lidar melhor com a realidade dos fatos. 

Isso não significa que os conflitos não existam mais, mas usando os conflitos como fonte de aprendizado e crescimento profissional. 

Acompanhe os 5 passos para te ajudar nisso: 

1. Não procure culpados 

Como falamos acima é importante é entender que não procurar culpados para um problema, é fundamental para o engajamento de uma equipe, tendo em vista que essa “caçada” pelo culpado cria inimizades e instabilidade emocional. 

Além disso, perde-se muito tempo nessa busca, tempo esse que poderia estar sendo usado para solucionar o problema em questão, e não perdido com stress e lamentações que infelizmente não oferecem nada positivo, e inclusive não muda o que aconteceu.

2. Alinhamento de expectativa

A segunda dica para aumentar o engajamento de funcionários em uma marcenaria é o alinhamento de expectativas entre os profissionais e os clientes.

Porém, isso só funcionará perfeitamente bem se tiver o auxílio de uma comunicação interna e externa. Ou seja, o responsável pelo recebimento dos pedidos precisa anotar minuciosamente cada detalhe passado pelo cliente e entregar a equipe de produção o máximo de informações que conseguir.

3. Dê autonomia aos funcionários

O gerenciamento nos mínimos detalhes pode acabar com o engajamento. Quando o funcionário sente que tem liberdade para fazer o trabalho do seu jeito, ele tende a ficar  mais animado e engajado. 

É necessário encontrar o equilíbrio entre estar por dentro de tudo que está sendo feito a respeito do projeto e dar aos funcionários a autonomia necessária para realizar seu trabalho. 

4. Priorize a comunicação

É importante sempre estar se comunicando de uma maneira simples e clara com os membros da equipe. Se os funcionários não entenderem com detalhes o que é necessário ser feito, eles ficarão decepcionados com o resultado ao invés de engajados. 

Use e-mail, whatsapp, telefone, enfim, tome o tempo que for necessário para garantir que todos estejam alinhados e com as informações necessária para o sucesso do projeto. 

5. Mantenha sua palavra

Se você quiser confiança, precisa transmiti-la. Não faça promessas que você não poderá cumprir. Se não existir cumplicidade e confiança seus funcionários começarão a se questionar tudo o que diz respeito sobre o trabalho, equipe, etc.

Manter sua palavra fará com que os funcionários se sintam seguros e importantes no trabalho que desempenham na marcenaria.

Obviamente trabalhar em equipe, seja em marcenaria ou qualquer outro segmento sempre demanda muita paciência e empatia, e apesar de ser trabalhoso, não é impossível.

E se todos fizerem sua parte, o trabalho de aumentar o engajamento dos funcionários em uma marcenaria pode com certeza se tornar real e eficaz.

Esse conteúdo fez sentido para você? Se sim não deixe de compartilhar com seus amigos e colegas de profissão também.

Posts Relacionados

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *