Chumbadores essenciais para a construção civil e suas aplicações

Chumbadores essenciais para Construção Civil
Gostou do post? Compartilhe em suas redes sociais!

No segmento da construção civil, existem alguns fixadores que são conhecidos como “protagonistas”, um deles é o famoso chumbador. 

Mas se você está entrando nesse meio agora deve estar se perguntando: o que é chumbador? Chumbador é um elemento de fixação, porém ele pode ter diversos tipos e formatos, de acordo com o seu propósito e com o local a ser usado.

Os chumbadores são utilizados basicamente para prender algo à uma superfície. Desde um saco de pancada em uma academia até uma passarela de pedestres utilizam chumbadores para sua fixação. Conseguiu entender a importância deles para a construção civil?

Agora vamos falar quais são os tipos de chumbadores e quais são suas aplicações na construção civil. Acompanhe abaixo:

Tipos de chumbadores

Os chumbadores são divididos em 2 tipos: químicos e mecânicos.

Os químicos são formados basicamente de hastes parafusáveis. Usam uma cápsula preenchida com um produto de característica adesiva que reage ao ter contato com o chumbador, ou utilizam uma injeção deste produto adesivo após o chumbador já estar no local de uso.

Já os chumbadores mecânicos, também conhecidos como parabolts, desempenham suas funções por atrito e podem ser fixados por torque ou por percussão.

Basicamente o processo consiste em um parafuso com porca que é acoplado a uma camada externa que se expande ao “apertar”, bem parecida com uma bucha, este parafuso aciona o sistema do chumbador. Apesar de parecer um processo complexo, esse é um fixador de fácil aplicação.

Este tipo de chumbador geralmente é fabricado de aço carbono, porém não é incomum encontrá-los também em aço inox.

É importante dizer que para os dois tipos de chumbadores existe uma NBR (Norma Brasileira) que regulamenta a instalação e manutenção dos mesmos, para os chumbadores químicos tem-se a NBR 15049, e para os chumbadores mecânicos a NBR 14918.

Aplicações

Chumbador mecânico:

Para trabalhar com chumbador mecânico, é preciso seguir alguns passos. O primeiro passo é fazer um furo na superfície que você pretende fixar o chumbador com uma broca de igual diâmetro do chumbador que será utilizado.

O segundo passo é limpar após realizar o furo. Em seguida, o terceiro passo é introduzir o chumbador montado e ajustado, pronto para expansão.

O quarto passo é girar a porca, e com o torque aplicado o chumbador se expandirá, iniciando sua fixação no furo.

Depois desses quatro passos o chumbador estará fixo no furo e você poderá remover o parafuso e arruela, tornando possível a aplicação do chumbador.

Chumbador químico:

Os chumbadores podem ser aplicados em diversas estruturas: concreto, alvenaria de concreto, alvenaria cerâmica etc. Também podem ser utilizados para fixação de peças diversas.

Eles podem ser usados para peças que exigem pouca capacidade de sustentação ou para peças que exigem resistência a cargas elevadas.

Além disso as aplicações são divididas em dois tipos:

Cápsula: Perfuração da cápsula durante a inserção do chumbador.
Injeção: o adesivo químico é inserido diretamente no buraco perfurado com pistola de duplo êmbolo.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido de bastante aprendizado para você! E caso você tenha outra dica ou curiosidade sobre os chumbadores, deixe pra gente aqui nos comentários.

Posts Relacionados