Como evitar erros no assentamento do revestimento
Preparamos mais um post para todos os que estão se aventurando em um novo mundo, o dos acabamentos, seja profissionalmente ou como hobby.
E o tema que abordaremos é o do revestimento, e ele merece toda atenção e cuidado para se trabalhar, por se tratar de peças frágeis, que podem causar rachaduras caso o assentamento não seja feito corretamente.
Por esse motivo, apesar do post ser direcionado também para quem está começando, é necessário que já exista um conhecimento sobre o assunto, como um curso profissionalizante ou algo do tipo.
E antes de colocarmos a mão na massa, vamos falar sobre os processos que antecedem, a escolha dos materiais. Se você tiver alguma dúvida sobre escolha de marcas, tipos ou tamanhos, procure ajuda de algum especialista na loja de preferência.
Tendo todos os materiais e equipamentos à mão, vamos ao foco do post, te ajudar a evitar erros no assentamento do revestimento. Acompanhe:
Erro 1: Placas
O primeiro momento onde é possível evitar erros é verificar se as placas que serão usadas são planas e uniformes. Caso encontre algo anormal já descarte para não ter problema no design.
Se a construção ou reforma for no banheiro, o processo de impermeabilização dos revestimentos ajudará que as placas de desprendem e prejudique outros ambientes.
Erro 2: Nivelamento do contrapiso
Outro erro que muitas pessoas cometem ao assentar o revestimento, é não observar se o contrapiso está devidamente nivelado.
E isso é de extrema importância pois é nesse momento que você consegue evitar que após o término da obra sejam criadas rachaduras, trincas, ocos ou deixar placas soltas.
Preste bastante atenção e evite o retrabalho!
Erro 3: Espaçamento das placas
Voltamos a falar das placas, porém dessa vez já na fase de assentamento, o espaçamento entre elas.
Principalmente para quem está no primeiro projeto, esse momento merece muita atenção da sua parte, deixe as placas bastante uniformes e sem muitos espaços entre as peças.
Esse erro compromete todo o design/visual do assentamento e do resultado final.
Então para que isso não aconteça use espaçadores, geralmente são encontrados em formato de cruz, essa é a chave para deixar tudo em um único padrão.
Erro 4: Peças desniveladas
E o quarto erro para destacarmos é a respeito do desnivelamento das peças, já que uma superfície sem padrão deixará o piso com um péssimo visual e prejudicando toda ambientação do espaço.
Para que isso não aconteça no seu projeto, certifique se não tem nenhuma placa fora da área de aplicação do revestimento.
Uma prática bastante comum é passar um cartão nas juntas, caso no processo o cartão enroscar, é porque as peças não estão niveladas.
Erro 5: Proteção
Para finalizar, sempre proteja muito bem a superfície por pelo menos 24 horas para que o seu trabalho não seja prejudicado.
Dessa maneira você terá um assentamento de revestimento impecável e não precisará se preocupar com retrabalhos e nenhum outro dano.
E aí, tem alguma outra dica para os iniciantes? Deixe aqui nos comentários e siga a Fixpar nas redes sociais para não perder nenhuma dica.