6 ideias para vender mais na oficina mecânica

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O nosso país vem enfrentando um período de crise econômica que vem afetando diversos setores. No caso das oficinas mecânicas não é diferente.

Entretanto há maneiras para fazer com que sua oficina seja melhor vista e recomendada para possíveis clientes, com ações simples, porém que trazem um ótimo retorno nas vendas.

Sendo assim fazemos uma pergunta: quer saber como você pode aumentar as vendas em sua oficina mecânica

Então Veja abaixo 6 incríveis ideias para vender mais!

1. Informe seus custos

Infelizmente algumas oficinas não passam exatamente quais são os serviços e produtos que serão realizados e além disso não informam o preço para o cliente, ou passam um possível valor e não o correto. 

Isso na maioria das vezes gera desconfiança e, consequentemente, perda de clientes e vendas.

Então, para mudar essa imagem, gerar credibilidade e garantir a satisfação do cliente, seja o mais transparente possível. 

Logo no início informe detalhadamente cada item ou serviço que será reparado ou revisado e dê o valor a todos eles. Dessa maneira, o cliente se sentirá confortável e terá mais segurança para finalizar a compra.

2. Melhore a gestão

Faça da sua oficina aquela que tem pessoas qualificadas para prestar atendimento, que cumpre com os prazos acordados, que é limpa e organizada.

Os clientes realmente reparam e levam em conta alguns detalhes ao escolher onde levarão os seus automóveis. Portanto, se você quer vender mais na oficina mecânica, cuide muito bem da gestão do seu negócio. 

A boa gestão é de extrema importância para manter a competitividade do seu negócio, oferecer um atendimento de qualidade ao cliente e aumentar os seus lucros.

3. Reavalie seus produtos e serviços

Revise sempre a gama de produtos e serviços. É muito importante fazer isso para aumentar a produtividade.

Para os produtos: evite excessos de estoque, pois isso gera alto investimento e custo de armazenagem, aumentando o seu preço e reduzindo o seu lucro.

Reveja os prazos de entrega e condições de pagamento com o seus fornecedores para garantir o menor estoque, sem deixar faltar as peças importantes.

4. Fidelize sua base de clientes

É importante saber que o custo para você manter um cliente é menor do que o custo para adquirir um novo cliente. Portanto, crie métodos de fidelização para vender mais.

Considere usar essas estratégias:

  • Desconto na segunda compra, seja de peça ou serviço;
  • Programas de fidelidade para que os clientes possam acumular e trocar pontos por produtos;
  • Dar prioridade para receber informações sobre promoções;
  • Prioridade nos agendamentos;
  • Desconto ao indicar sua oficina para outras pessoas.

5. Ofereça produtos e serviços diferenciados

O cliente não compra apenas o produto final que você oferece, ele compra e consome toda a jornada de compra e experiências adquiridas nela. Portanto, ofereça uma experiência diferenciada a ele.

Existem algumas formas de fazer isso, como, por exemplo:

  1. Dê a opção de pegar e/ou levar o carro do cliente no local desejado para realizar os reparos ou manutenções;
  2. Realize se possível pequenos reparos no local determinado pelo cliente, como em casa ou no trabalho;
  3. Tire dúvidas, faça orçamentos, agendamentos e informar o status do serviço por WhatsApp e outras redes sociais;
  4. Surpreenda o cliente fazendo algo a mais sem custo extra, como uma limpeza, lubrificação, calibragem de pneus, etc.;
  5. Entregue produtos e serviços antes do prazo de vencimento;
  6. Atenda de forma clara e cordial, fazendo uma junção de conhecimento técnico, empatia e carisma;
  7. Ofereça uma área de espera agradável e confortável, com sofá, àgua, café, revista e afins.

6. Invista em marketing digital

Marketing digital? Isso realmente funciona? Vale a pena investir nisso? Sim! Veja alguns motivos:

  • Em uma crise, poucos arriscam em investir em alternativas digitais, porém é nesse canal que conseguimos menor concorrência e maior visibilidade, e isso aumentará as suas vendas;
  • Se na sua região não existe nenhuma oficina que faz uso do marketing digital, aproveite! Pois isso deixa menor a concorrência por palavras-chave e menor o investimento;
  • Esse tipo de marketing/propaganda é altamente segmentado, atingindo apenas o público e o local desejados, deixando o anúncio mais assertivo;
  • E o melhor, podem ser realizados investimentos a partir de R$ 10 por dia;
  • E tudo isso vale a pena e é eficaz porque o brasileiro passa mais de 5 horas diárias consumindo conteúdos na internet.

Aumentar vendas requer um esforço de toda equipe, mas é possível! Aplique 1, 2 ou até as 6 ideias no seu estabelecimento e conte pra gente se o resultado foi positivo.

E não deixe de marcar seus amigos que precisam dessas ideias também. 

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