6 ideias para vender mais na oficina mecânica
O nosso país vem enfrentando um período de crise econômica que vem afetando diversos setores. No caso das oficinas mecânicas não é diferente.
Entretanto há maneiras para fazer com que sua oficina seja melhor vista e recomendada para possíveis clientes, com ações simples, porém que trazem um ótimo retorno nas vendas.
Sendo assim fazemos uma pergunta: quer saber como você pode aumentar as vendas em sua oficina mecânica?
Então Veja abaixo 6 incríveis ideias para vender mais!
1. Informe seus custos
Infelizmente algumas oficinas não passam exatamente quais são os serviços e produtos que serão realizados e além disso não informam o preço para o cliente, ou passam um possível valor e não o correto.
Isso na maioria das vezes gera desconfiança e, consequentemente, perda de clientes e vendas.
Então, para mudar essa imagem, gerar credibilidade e garantir a satisfação do cliente, seja o mais transparente possível.
Logo no início informe detalhadamente cada item ou serviço que será reparado ou revisado e dê o valor a todos eles. Dessa maneira, o cliente se sentirá confortável e terá mais segurança para finalizar a compra.
2. Melhore a gestão
Faça da sua oficina aquela que tem pessoas qualificadas para prestar atendimento, que cumpre com os prazos acordados, que é limpa e organizada.
Os clientes realmente reparam e levam em conta alguns detalhes ao escolher onde levarão os seus automóveis. Portanto, se você quer vender mais na oficina mecânica, cuide muito bem da gestão do seu negócio.
A boa gestão é de extrema importância para manter a competitividade do seu negócio, oferecer um atendimento de qualidade ao cliente e aumentar os seus lucros.
3. Reavalie seus produtos e serviços
Revise sempre a gama de produtos e serviços. É muito importante fazer isso para aumentar a produtividade.
Para os produtos: evite excessos de estoque, pois isso gera alto investimento e custo de armazenagem, aumentando o seu preço e reduzindo o seu lucro.
Reveja os prazos de entrega e condições de pagamento com o seus fornecedores para garantir o menor estoque, sem deixar faltar as peças importantes.
4. Fidelize sua base de clientes
É importante saber que o custo para você manter um cliente é menor do que o custo para adquirir um novo cliente. Portanto, crie métodos de fidelização para vender mais.
Considere usar essas estratégias:
- Desconto na segunda compra, seja de peça ou serviço;
- Programas de fidelidade para que os clientes possam acumular e trocar pontos por produtos;
- Dar prioridade para receber informações sobre promoções;
- Prioridade nos agendamentos;
- Desconto ao indicar sua oficina para outras pessoas.
5. Ofereça produtos e serviços diferenciados
O cliente não compra apenas o produto final que você oferece, ele compra e consome toda a jornada de compra e experiências adquiridas nela. Portanto, ofereça uma experiência diferenciada a ele.
Existem algumas formas de fazer isso, como, por exemplo:
- Dê a opção de pegar e/ou levar o carro do cliente no local desejado para realizar os reparos ou manutenções;
- Realize se possível pequenos reparos no local determinado pelo cliente, como em casa ou no trabalho;
- Tire dúvidas, faça orçamentos, agendamentos e informar o status do serviço por WhatsApp e outras redes sociais;
- Surpreenda o cliente fazendo algo a mais sem custo extra, como uma limpeza, lubrificação, calibragem de pneus, etc.;
- Entregue produtos e serviços antes do prazo de vencimento;
- Atenda de forma clara e cordial, fazendo uma junção de conhecimento técnico, empatia e carisma;
- Ofereça uma área de espera agradável e confortável, com sofá, àgua, café, revista e afins.
6. Invista em marketing digital
Marketing digital? Isso realmente funciona? Vale a pena investir nisso? Sim! Veja alguns motivos:
- Em uma crise, poucos arriscam em investir em alternativas digitais, porém é nesse canal que conseguimos menor concorrência e maior visibilidade, e isso aumentará as suas vendas;
- Se na sua região não existe nenhuma oficina que faz uso do marketing digital, aproveite! Pois isso deixa menor a concorrência por palavras-chave e menor o investimento;
- Esse tipo de marketing/propaganda é altamente segmentado, atingindo apenas o público e o local desejados, deixando o anúncio mais assertivo;
- E o melhor, podem ser realizados investimentos a partir de R$ 10 por dia;
- E tudo isso vale a pena e é eficaz porque o brasileiro passa mais de 5 horas diárias consumindo conteúdos na internet.
Aumentar vendas requer um esforço de toda equipe, mas é possível! Aplique 1, 2 ou até as 6 ideias no seu estabelecimento e conte pra gente se o resultado foi positivo.
E não deixe de marcar seus amigos que precisam dessas ideias também.