Dicas para sua Loja de Materiais de Construção se destacar
Você, proprietário de uma loja de construção, acha que precisa melhorar o posicionamento da sua loja? Ou sente que você já tem diferenciais frente aos seus concorrentes, mas ainda não consegue transmitir essa percepção de valor para os seus clientes?
O fato é que o consumidor hoje em dia está muito mais exigente e sabe dos seus direitos. O poder está nas mãos do cliente – se ele não for bem atendido, da forma como ele gostaria e não tiver uma experiência de compra e atendimento excelentes, ele simplesmente vai procurar o seu concorrente, afinal ele tem diversas opções à sua disposição.
Situação complicada essa, não acha?
Talvez não.
Pense pelo lado positivo: se hoje, o comportamento do seu consumidor é procurar por uma loja que consiga entregar e proporcionar uma ótima experiência de compra, aí está uma grande oportunidade para você e para o seu estabelecimento – procurar se destacar pelos seus diferenciais competitivos frente à sua concorrência.
Quer saber quais são os diferenciais que você pode ter ou até mesmo desenvolver em seu negócio? Neste post vamos falar de cada um deles e te dar dicas de como sair na frente dos seus concorrentes.
Vem com a gente que esse conteúdo vai te ajudar a fechar melhores negócios e ter clientes mais satisfeitos!
1. Iluminação
A iluminação da sua loja pode parecer algo muito óbvio, mas é um erro cometido por muitas casas de materiais de construção.
O estabelecimento precisa de iluminação focada especialmente na área de exposição de produtos. Esses produtos ficam em áreas que são mais escuras e, dependendo da peça, é necessário um destaque maior.
No caso dos pisos externos, por exemplo, a dica que damos é que você se aproveite muito da luz natural da entrada da loja, pois os detalhes são destacados com mais facilidade, principalmente os que possuem detalhes em relevo, afinal, o seu cliente vai querer ver cada detalhe de um produto que tem um ótimo acabamento, concorda?
Ainda sobre os pisos, outra dica é aproveitar dos desenhos que eles formam, deixe-os arrumados na forma final do desenho (como na imagem) isso vai atrair os olhares dos clientes, criando uma experiência diferenciada em sua loja.
2. Expositores
Talvez esse seja um ponto pouco explorado pelos donos de lojas de materiais e ferragistas, o expositor de produtos, ou como também é conhecido, vitrine.
E essa é uma parte importantíssima para se aproveitar, principalmente se o expositor for de vidro.
Você pode criar, por exemplo um ambiente para demonstração dos produtos. Se possível tenha alguma parceria com lojas de decoração para ajudar a melhorar esse ambiente, principalmente com elementos coloridos que chamem bastante atenção.
3. Disposição dos produtos
Não basta ter um expositor maravilhoso, se o restante da loja não representar essa beleza, os produtos precisam estar expostos de forma bastante organizada. O ideal é separar por setores, onde fique claramente indicado onde está cada tipo de produto.
Além disso deixe sempre os valores em evidência na prateleira mesmo, com etiquetas por exemplo.
Outro ponto importante é o volume de produtos expostos, deixe sempre em poucas quantidades, e o restante pode ficar no estoque. Dessa forma, você garante um show room bonito e organizado, o que vai gerar um impacto visual mais positivo no seu cliente.
4. Estoque
“O que o estoque tem a ver com o posicionamento da minha loja?” Muitas coisas, meu amigo(a).
Com um estoque bem cuidado e bem gerenciado, a probabilidade de “perder” produtos diminui bastante, já que dificilmente você vai continuar mantendo nele produtos de poucas saídas. E como você vai descobrir isso? Tendo um bom controle do estoque.
E a dica para fazer isso dar certo é não só ter tudo guardado na memória, mas contar com alguma ferramenta ou software que possa registrar e controlar seu estoque, garantindo mais profissionalismo para a sua gestão.
Com isso você pode descobrir os produtos que possuem mais saída e os que possuem menos vendas, fazendo com que você possa controlar melhor seu estoque e investir melhor seu dinheiro.
E essa verificação não serve só para essa finalidade, através de uma ferramenta você também pode dar baixa em produtos que já foram retirados e vendidos para que nada se perca no caminho. Além disso essa organização deixará o trabalho mais fácil e profissional, pois a bagunça de um estoque pode gerar stress e conflitos desnecessários.
5. Orçamento
Quando falamos de orçamento, o principal pronto é o de dar ao cliente sempre um orçamento detalhado, com todas as informações necessárias, não só em relação ao valor, mas também medidas, peso, enfim tudo que explique o motivo do preço que está sendo cobrado.
E para quê isso? Para justamente ganhar esse cliente, no momento que ele está fazendo cotações, não só com sua loja como em outras concorrentes. E além do orçamento minuciosamente detalhado recomendamos que você pegue o contato desse possível cliente, para perguntar se ele entendeu todas as informações, se não restou nenhuma dúvida, enfim, faça de tudo para ter esse cliente próximo e que ele feche com sua loja.
Esse tipo de atendimento e relacionamento certamente vai se tornar uma vantagem enorme do seu negócio, que além disso precisa contar com ótimo resultados nos processos de entrega rápida, facilidade na troca, facilidade no pagamento, etc.
Além disso, é interessante ter algum tipo de cadastro dos orçamentos realizados, para que a área de vendas possa fazer um acompanhamento comercial com o cliente nos dias seguintes, ligando e esclarecendo dúvidas.
6. Vantagens e facilidades no pagamento
Como citamos acima, é extremamente vantajoso você ter alguma facilidade no pagamento, algo que nem todos os concorrentes façam, como por exemplo disponibilizar uma conta bancária para transferência de pagamentos de produtos.
Explicando melhor a situação, o seu cliente não tem tempo de ir até a loja selecionar os produtos que precisa, então nesse caso, claro, com confiança de ambas partes, o cliente faria o depósito do valor e esse material seria entregue na casa ou estabelecimento indicado.
Outra opção é a realização de emissão de boleto bancário, contando com o apoio de ferramentas que podem ser utilizadas nesse sentido, como por exemplo o Conta Azul, Asaas ou Iugu.
Além disso, vale a pena flexibilizar para o uso de cartão de crédito ou débito, afinal é essencial para o cliente que prefere esse meio de pagamento.
Parece uma sugestão simples, porém garantimos que faz uma enorme diferença diante de outras lojas do mesmo segmento.
7. Gestão informatizada
E para fazer toda essa gestão, tem algum meio de controlar todas essas tarefas em um só lugar? Sim, existem diversos tipos de softwares e ferramentas que podem te ajudar!
O mercado possui uma variedade grande de sistemas de gestão, os ERPs, desde softwares mais robustos e caros, até ferramentas simples e com assinatura mensal por um valor reduzido.
O que indicamos? Depende muito da sua necessidade.
O primeiro passo para escolher um software ideal para o seu negócio é avaliar quais requisitos você precisa – por exemplo: controle de estoque, controle financeiro e caixa, gestão de relacionamento com clientes (CRM), gestão de fornecedores, gestão de produtos, etc.
Após definir quais são as suas necessidades, você pode estudar as opções de ferramentas disponíveis no mercado e ver a que melhor se encaixa na sua empresa!
Existem, inclusive, ferramentas que você pode testar gratuitamente durante algum tempo e só depois fazer a contratação. Essa é uma excelente forma de validar se a ferramenta atende à sua necessidade.
Veja algumas dicas de ferramentas que podem te ajudar neste sentido:
8. Atendimento Digital
Ter uma empresa nos tempos atuais e não estar na internet é praticamente auto sabotar seu próprio negócio. E não estamos dizendo isso somente sobre um segmento específico, e sim sobre TODOS. Não que você precise estar presente em todas as mídias digitais existentes, mas sim estudar e escolher a que trará mais resultado para sua loja.
Porém, independente de qual for a escolhida, uma coisa está presente em todas: comunicação com o público/clientes. E pra isso você precisa ter alguma noção sobre atendimento digital, sobre empatia na hora de solucionar as questões desse cliente, seja por mensagem na página do Facebook, email, whatsapp, etc.
O que o atendimento digital tem de diferente do presencial? O presencial tem a vantagem do cliente estar na loja e poder ter um contato mais próximo com o vendedor, se sentindo mais à vontade para esclarecer suas dúvidas, além de poder tocar e sentir os produtos.
No entanto, o atendimento digital também possui ótimas vantagens. Uma vantagem muito evidente é a comodidade da pessoa obter informações estando onde estiver, sem ter que se deslocar até a loja, por exemplo.
Além disso, esses canais também permitem a construção de relacionamento e pós-venda com os clientes, o que vai mantê-los fidelizados e gerar a oportunidade deles indicarem o negócio para outros clientes e até fazerem novas compras, que é o que veremos no próximo tópico.
9. Pós venda
Pós venda é o último e um dos mais importantes pontos desse conteúdo. E o primeiro passo para ter sucesso nessa fase é conhecer bem o seu público. Descobrir qual a melhor forma de realizar o pós venda, seja em pesquisa física impressa, email com questões que vão desde uma nota para atendimento, produto, preço etc. ou até mesmo por ligação telefônica.
Independente da forma escolhida, faça sempre o pós venda e descubra quais são os pontos fortes e fracos da sua empresa para melhorar seu posicionamento cada vez mais.
Outro ponto importante é sempre mapear junto ao seu cliente se existem oportunidades de indicação de outros clientes ou até mesmo de novas compras do mesmo cliente. Diversos estudos mostram que é mais fácil vender para um cliente atual do que adquirir um novo.
Ou seja, invista sempre em criar um relacionamento duradouro com os seus clientes, pois um cliente satisfeito costuma falar bem do seu negócio e indicar para outros compradores, além da possibilidade de voltar a comprar de você novamente.
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